HISTÓRIA DO BAIRRO DOS CAMARGOS

BAIRRO DOS CAMARGOS
           
            Este bairro foi fundado por três gaúchos, sendo dois irmãos e um primo. Um deles é o Sr. João Soares de Camargo casado com Júlia Maria de Jesus, o seu irmão Joaquim Manoel Soares casado com Marcelina Manoel Soares e o seu primo Joaquim Borba Steva Soares casado com Eva Prudente, onde todos eles tiveram filhos que cresceram e se criaram no próprio Bairro.
            O Bairro tem hoje aproximadamente 160 anos, com 60 famílias bem distribuídas pela grande extensão de terras. O primeiro Professor do Bairro foi Juvenal Quirino Soares que lecionou há mais ou menos a 50 anos atrás, e hoje a Unidade Escolar E.E. Bairro dos Camargos está fechada há 12 anos, e os alunos freqüenta a E.E. Professor Jorge Nino Soares utilizando o transporte, pois está distante de 8 Km.
            Os principais pontos do Bairro são:
¨ a Igreja Católica São Judas Tadeu (80 anos de construção)
¨ o Bar do Roque (18 anos de funcionamento)
¨ o Campo de Futebol
¨ a Fazenda Aurora (10 anos de funcionamento)
            No Bairro as festas de tradição realizadas são:
¨ Festas natalinas para as crianças
¨ Festas dos Reis com 10 festeiros
¨ Festas Juninas
¨ Campeonato de Futebol
¨ Dança de Santa Cruz
            No início da fundação do Bairro as famílias trabalhavam na roça e com carvão, onde saia para vender seus produtos em São Paulo, no bairro de Santo Amaro. Os meios de transporte eram utilizados por tropas montados em burros que levavam três dias, tendo em suas bagagens palmito, carne de porco, galinha, ovos, feijão, milho, farinha de milho onde eram trocados por café, açúcar, sal e pano.
            Como citado um dos pontos importante é a Fazenda Aurora conhecida como Casa Lar, fundada pela missão CENA (Comunidade Evangélica Nova Aurora) funcionando através de doações. Essa Entidade já existe há 10 anos e a responsável é a Senhora Luzia de Almeida que ampliou atendendo mais crianças e homens.
As pessoas que usufruem dessa entidade são homens, mulheres e crianças que vem de famílias desestruturadas, que viviam nas ruas e apresentavam sérios problemas de comportamentos, uso de drogas, bebidas e cigarros; são divididos em três grupos ocupando três casas, sendo:
¨ Crianças de 7 a 14 anos, moram juntas como famílias;
¨ Mulheres de 14 a 45 anos;
¨ Homens de 14 a 45 anos.
            O total de pessoas atendido nesta Casa lar é 40 pessoas. Os funcionários que trabalham na entidade são voluntárias e o trabalho  é todo voltado para a parte espiritual, resgatando a dignidade, a auto estima e as questões de valores.
Um ponto interessante na entidade é que tudo o que é feito na fazenda são realizados pelos próprios ocupantes desde as construções, plantações de árvores frutíferas, horta, afazeres domésticos, etc... Essa entidade está distribuída em 34 alqueires, sendo o responsável o Senhor José Antonio Conestabile situada na rua principal do Bairro dos Camargos contendo:
¨ Campo de futebol
¨ Marcenaria
¨ Lago para pesca e banho
¨ Duas hortas com plantações de mandioca, milho e bananas.
            As obras que estão em construção são:
¨ Uma capela
¨ Ampliação da casa ocupada pelos homens.
            Os meios de lazer oferecido são:
¨ Jogos de futebol nos finais de semana com os times do bairro;
¨ Nadar e pescar no lago;
¨ Ensaio da banda Evangélica.


OBS: Os dados obtidos nesta entrevista foi através do depoimento de Valdete Martins Pereira uma das responsáveis da Casa Lar.


0 comentários:

Postar um comentário