HISTÓRIA DO BAIRRO DOS RITAS

BAIRRO DOS RITAS

Em entrevista concedida pela Dona Porciliana Dias da Silva, nascida no Bairro há 63 anos, constatamos que o mesmo teve a sua fundação através de sua família, na pessoa de seu bisavô, o senhor Francisco Soares que morava em uma casa situada num terreno cercado por mata nativa. Dona Porciliana nos contou que além da casa do bisavô, havia mais duas casas: a do avô, o senhor João Francisco Soares e mais tarde a casa de seu pai, o senhor Adão Francisco Soares. Nessa ocasião, a única passagem era uma “picada” estreita que permitia a passagem de um burro somente. Consta que o próprio Chico Rita, como é carinhosamente chamado quem se incumbiu de abrir essa “picada”  a enxada para facilitar o acesso de sua casa ao centro de Juquitiba.
A denominação do bairro teve sua origem no nome de dona Rita, a esposa do Senhor Francisco Soares, pois era considerada como referência Bairro do Chico Rita e, mais tarde, por conta de dona Rita, o bairro recebeu o nome de Bairro dos Ritas. O crescimento do bairro deu-se através da família de Dona Porciliana. Os filhos do senhor Adão Francisco casaram-se e trouxeram suas famílias para estabelecerem moradias no bairro. Também foi a família de Dona Porciliana quem abriu o primeiro estabelecimento comercial no bairro. O Senhor Satu Rita abriu um bar há 45 anos atrás.
Há cerca de 40 anos atrás, como a principal religião na época era o catolicismo, também se deu início a construção da Igreja Católica no Bairro, através da iniciativa de um senhor de nome Marcolino, vindo de Minas Gerais,m que tinha a intenção de organizar e realizar uma festa de Santo Reis. Consta que essa capela teve seu lugar modificado por duas vezes.
Atualmente, o bairro conta com as seguintes manifestações religiosas: Festa de Santo Reis, com o terço; o bingo beneficente para auxiliar nas obras de reforma da igreja; Festa de São João, onde há reza no terceiro domingo do mês. No ano de 2003, no mês de maio, a igreja católica foi consagrada pelo bispo, permitindo assim, que se possa realizar casamentos e batizados.
No bairro, atualmente, há três igrejas: uma católica e duas evangélicas Assembleia de Deus Ministério do Ipiranga e do Belenzinho. A principal economia da época era a lavoura, plantação de milho, feijão, criação de porcos e fabricação de carvão. As casas eram feitas de taipas e o chão era de terra batida. Hoje, um dos moradores mais antigos do bairro tem 75 anos de idade é o Senhor Salvador Francisco Soares, casado com Dona Martilia.
O Comércio do bairro dos Ritas conta com uma casa de construção, bares, mercearia, funilaria e uma marcenaria. Como reivindicações, os moradores pedem que se continue o asfalto até o bairro, um transporte coletivo que privilegie vários horários do dia e maior segurança para os moradores. A maioria das residências possui fossa séptica. Grandes partes dos moradores possuem ervas medicinais no quintal e se beneficiam delas, dispensando o uso de remédios químicos. No bairro, atualmente, residem 150 famílias, sendo que as crianças estudam na E.E. Professor Jorge Nino Soares distante de 2 Km.
Os moradores tradicionais de longa data do bairro são:
¨ João Francisco Soares, João Dias da Silva, Salvador Francisco Soares, Antonio Francisco Soares, Amaro Francisco Soares e José da Silva.

Esses moradores mantêm de geração a dança de fitas, que são representadas todos os anos no centro de Juquitiba nas Festas tradicionais da Igreja Católica e no próprio bairro aos visitantes e moradores locais. 



0 comentários:

Postar um comentário