HISTÓRIA DO BAIRRO DOS JUSTINOS

BAIRRO DOS JUSTINOS

            O Bairro dos Justinos passou a ter esse nome após o falecimento em 01/04/1975 do Sr. Justino Mendes de Oliveira nascido em 1900, casado com a Sr. Laurentina Mendes de Oliveira falecida em 22/02/1996 que viveu no bairro por 74 anos, onde teve 4 filhos; sendo dois falecidos e dois que ainda moram, o Sr. João Mendes de Oliveira e a Sr. Maria Mendes de Oliveira.
            O Sr. Justino comprou as terras que eram heranças do Sr. Barnabés Serafim Godinho, iniciando uma nova era no local em busca de desenvolvimento.
            Os primeiros moradores do Bairro eram:
¨  Antonio Nogueira Soares, Francisco Soares, Getúlio Nogueira Soares e Francisco Ritas.
            Antigamente o bairro era chamado de Chico Ritas filho de D. Rita Soares.
            Uma moradora importante que viu o bairro crescer e se desenvolver até mesmo de forma desestruturada é a Sr. Edi Monteiro dos Santos, 79 anos vindo de Jacaraci da Bahia residindo neste local há 34 anos. Quando chegou o Bairro tinha equivalente de 4 a 5 casas, onde só tinha comércio no centro da cidade, possuía uma rua estreita de difícil acesso.
            Outro morador que ajudou no desenvolvimento do Bairro é o Sr. João Soares, conhecido como João Manico, hoje com 70 anos, vivendo à mais de 30 anos neste local, onde se casou e teve seus filhos que cresceram e se desenvolveram, hoje todos casados.
            O Bairro possui uma Capela que foi construída com o incentivo e apoio da D. Catarina uma outra moradora que trabalhou muito para o desenvolvimento do Bairro, hoje já falecida, mas em suas terras doou esse espaço para a construção da igreja. As missas só ocorrem nos finais de semana para a Comunidade vindo um padre do centro para a celebração.
            Devido ao crescimento desordenado do bairro, ele não possui nenhuma estrutura, tendo somente o saneamento básico somente na avenida principal, pois as maiorias das casas foram construídas nos morros sem planejamento, onde em épocas de chuvas frequentes tornam muito perigoso o local por causa de desabamento.
            Hoje o bairro possui várias Igrejas Evangélicas como: a Congregação Cristã no Brasil, Assembléia de Deus, Cristo lugar Forte, entre outras pequenas. Além disso, tem um supermercado que atende o povo local e até muitos do centro devido após preços populares e pelo bom atendimento proporcionando aos moradores alguns eventos festivos para alegrias de todos.
Outro lugar de extrema importância é a Associação de Bairro conhecido como Comunidade Amigos do Justinos – CAJ. Essa associação surgiu da idéia de um grupo de moradores do bairro com o intuito de ajudar as pessoas e promover eventos para a própria Comunidade.
Essa Associação não prega o assistencialismo permanente e sim a cidadania, a auto-estima, a disponibilidade em ajudar o próximo, mesmo que essa ajuda não seja só a financeira.
Ela surgiu em maio de 2001, promovendo vários eventos ao bairro no decorrer do ano, como:
¨ Festa do dias das Mães
¨ Festa Junina
¨ Festa do dias dos Pais
¨ Festa do dia das Crianças
¨ Almoço Comunitário de Natal
¨ Entre outros, como torneio de futebol e outros jogos desenvolvidos no barracão a sede da associação.
Uma outra entidade muito importante do Bairro é a Associação Beneficente Lar do Caminho, uma organização privada, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, fundada em 1974 que desenvolve em seus ambientes projetos que envolvem as crianças e jovens do próprio bairro.
Essa associação tem uma missão de promover o desenvolvimento integral de crianças de 2 a 12 anos em situação de abandono durante todo o seu período de crescimento, para que se tornem jovens em condições plenas de reintegração na sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário